As condições meteorológicas extremas desafiam as operações de verão da aviação europeia

As condições meteorológicas extremas desafiam as operações de verão da aviação europeia

O setor da aviação europeia navegou num cenário dinâmico em julho de 2023, marcado por um aumento do tráfego aéreo e pela influência de eventos climáticos extremos. O último relatório do EUROCONTROL sublinha a resiliência do sector, lançando luz sobre a interação entre o aumento do tráfego, os desafios relacionados com o clima e os esforços de colaboração que continuam a moldar os céus.


O mês de julho testemunhou um aumento notável no tráfego aéreo, ultrapassando a marca de 1 milhão de voos pela primeira vez desde setembro de 2019. Os dados do EUROCONTROL revelam um aumento de 7% no tráfego em comparação com julho de 2022, com vários Estados-Membros a registarem níveis de tráfego iguais ou superiores aos de julho de 2019, nomeadamente no sudeste da Europa. No entanto, o mês também enfrentou condições meteorológicas extremas, com padrões meteorológicos convectivos - incluindo trovoadas - causando atrasos significativos na Gestão do Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM).


O impacto do tempo convectivo manifestou-se num aumento substancial dos atrasos ATFM, com julho de 2023 a registar mais de duas vezes e meia os atrasos relacionados com o tempo verificados em 2022. As trovoadas na Alemanha, Hungria e Sérvia contribuíram para este aumento, resultando em atrasos significativos nos principais aeroportos, incluindo Frankfurt, Gatwick e Munique.


Surpreendentemente, apesar dos desafios relacionados com o clima, a pontualidade geral demonstrou uma melhoria modesta em comparação com julho de 2022. No entanto, é importante notar que o nível de pontualidade permanece abaixo do de 2019, mostrando tanto o progresso quanto as áreas para potencial melhoria.
A colaboração proactiva do EUROCONTROL com companhias aéreas, prestadores de serviços de navegação aérea, entidades militares e aeroportos revelou-se fundamental para gerir as complexidades do verão de 2023. Ao dar prioridade às primeiras rotações, garantir o cumprimento do plano de voo, horários realistas e fornecer as capacidades acordadas, a rede europeia de tráfego aéreo navegou na intrincada paisagem com um desempenho louvável.


Com o mês de agosto a decorrer, o compromisso do EUROCONTROL em minimizar os atrasos e aumentar a pontualidade mantém-se firme. À medida que o sector continua a evoluir no meio de desafios geopolíticos, restrições do espaço aéreo e padrões meteorológicos em evolução, as partes interessadas em todo o espetro da aviação estão preparadas para se adaptarem e inovarem, garantindo a robustez das viagens aéreas europeias.


Fonte: EUROCONTROL Press Release 07/08/2023

16 Agosto 2023